Notícias de saúde

Crescem as taxas de parto cesáreo em todo o mundo

09 de novembro de 2018 (Bibliomed). As taxas globais de cesárea (CS) estão aumentando, de acordo com uma de uma série de três artigos publicados na revista The Lancet.

Em um dos artigos, pesquisadores canadenses avaliaram as tendências do uso de CS usando dados de 169 países, incluindo 98,4% dos nascimentos no mundo. Os pesquisadores estimaram que, em 2015, 29,7 milhões de nascimentos ocorreram por meio do CS, quase o dobro dos 16,0 milhões de nascimentos ocorridos em 2000. Na região da América Latina e Caribe, o uso de CS em 2015 foi até dez vezes mais frequente do que no oeste e região da África Central (44,3% versus 4,1% dos nascimentos). Uma proporção crescente de nascimentos ocorrendo em unidades de saúde e aumentos no uso de CS dentro das unidades de saúde foram os impulsionadores dos aumentos globais e regionais no uso de CS (66,5% e 33,5% do aumento global, respectivamente). O uso de CS também variou com base na disparidade dos países, com quase cinco vezes mais frequência nos nascimentos nos países mais ricos versus os quintis mais pobres nos países de baixa e média renda.

Em um segundo artigo, investigadores britânicos discutem os efeitos da C na saúde de mulheres e crianças. Os autores observam que a prevalência de mortalidade e morbidade materna aumenta após o CS versus parto vaginal. O desenvolvimento imune alterado e o aumento da probabilidade de alergia, atopia e asma estão incluídos como riscos de CS a curto prazo.

No terceiro artigo, pesquisadores ligados à Organização Mundial da Saúde, em Genebra, e colegas discutem intervenções para reduzir a SC desnecessária, que deve incluir intervenções educacionais complementadas com diálogo significativo e apoio emocional. Segundo eles, as intervenções para reduzir o uso excessivo devem ser multicomponentes e adaptadas localmente, abordando as preocupações das mulheres e dos profissionais de saúde, bem como os fatores financeiros e do sistema de saúde.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(18)32394-8.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários