Notícias de saúde

População pobre tem menor acesso a cesarianas de emergência

08 de novembro de 2006 (Bibliomed). Pouco se sabe acerca das diferenças sócio-econômicas e de sua relação com acesso a técnicas de cirurgia (cesárea), nos partos de emergência. Pesquisadores britânicos e americanos examinaram as taxas de parto por cesariana, escalonadas por grupos sócio-econômicos, em diversos países em desenvolvimento. Foram utilizados dados de 42 pesquisas demográficas e de saúde na África Sub-Saariana, sul e sudeste da Ásia, América latina e Caribe. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Lancet, desta semana.

Nos achados, a taxa de parto cesáreo foi extremamente baixa entre as pessoas muito pobres. Neste grupo a incidência ficou abaixo do 1%, em vinte países. Somente em cinco países, as pessoas mais pobres tiveram índices de parto cesáreo acima de 5%.

No outro extremo existem sete países, a maioria deles na América latina, onde os partos cesáreos estão muito acima do limite máximo sugerido de 15%, ocorrendo em pelo menos 40% da população.

Os autores interpretaram os resultados, concluindo que nos países mais pobres, principalmente da África Sub-Saariana, grandes segmentos da população não têm praticamente nenhum acesso a partos cesarianos, que poderiam ser potencialmente salvadores de vidas. Enquanto isso, em alguns países, que poderiam ser considerados como medianos em relação a sua renda, mais da metade da população têm taxas de parto cesáreo acima das exigências médicas.

Fonte: The Lancet 2006; 368:1516-1523.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários