Notícias de saúde

Contato com artes pode ajudar no tratamento do câncer

08 de junho de 2018 (Bibliomed). Uma intervenção de arte visual realizada junto ao leito do paciente pode ajudar com a dor, ansiedade e humor dos pacientes com câncer, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Cancer Care.

Investigadores da Mayo Clinic School of Medicine em Rochester, Minnesota, e colegas avaliaram se uma intervenção de arte visual à beira do leito (BVAI) facilitada por educadores melhorou o humor e reduziu a dor e a ansiedade em 21 pacientes com neoplasias hematológicas. O objetivo da sessão BVAI era ensinar técnica artística por cerca de 30 minutos.

Os pesquisadores descobriram que houve uma melhora significativa no humor positivo e escores de dor, bem como uma diminuição no humor negativo e ansiedade. A grande maioria dos pacientes (95%) sentiu a arte visual à beira do leito como uma experiência geral positiva e desejou participar de futuras intervenções baseadas na arte (85%).

Assim, segundo os autores, esta experiência acessível, fornecida por artistas dentro da comunidade, pode ser considerada como um complemento aos tratamentos convencionais em pacientes com sintomas de humor relacionados ao câncer e dor.

Fonte: European Journal of Cancer Care. DOI:10.1111/ecc.12852.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários