Notícias de saúde

Adolescentes são mais sensíveis aos efeitos da maconha

19 de fevereiro de 2018 (Bibliomed). Uma pesquisa anterior demonstrou uma associação estatística entre o uso diário de tabaco e um risco aumentado de psicose. Porém, para os adolescentes, o uso da maconha ou o tabagismo (com o uso de cigarros) está associado a maiores probabilidades de experiências psicóticas, segundo um novo estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.

A psicose descreve a condição mental de perder contato com a realidade, como experimentar alucinações ou delírios. Segundo o estudo, os indivíduos que usam cannabis regularmente têm um risco de duas a três vezes maior de um desfecho psicótico.

Para o novo estudo, a equipe de pesquisa analisou os dados para 3.328 adolescentes que vivem na área de Bristol do Reino Unido. Os adolescentes responderam perguntas sobre o uso de cigarros e cannabis em seis momentos do tempo separados entre as idades de 14 e 19. Como muitas pessoas que fumam maconha também fumam cigarros, os pesquisadores tentaram descobrir os efeitos separados para a saúde de cada substância.

Analisando os dados, os pesquisadores encontraram uma forte associação entre fumar cigarros (apenas) em uma idade precoce e ter uma experiência psicótica até a idade de 18 anos. Esses adolescentes tiveram uma probabilidade maior de 4,3% de terem um episódio psicótico aos 18 anos em comparação com os adolescentes que não fumou. O uso "precoce" ou o uso "tardio" não foram definidos por uma idade real.

Os pesquisadores também descobriram que os adolescentes que só usavam maconha em uma idade precoce tiveram uma chance de 3,2% maior de ter uma experiência psicótica em relação aos não usuários. A probabilidade mais acentuada aumentou, no entanto, ocorreu entre os adolescentes que apenas usavam cannabis em uma idade posterior. Eles tiveram 11,9% maiores probabilidades de experiências psicóticas aos 18 anos.

Fonte: JAMA Psychiatry.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários