Notícias de saúde

Usuários de maconha tendem a sentir mais dor após cirurgias

25 de outubro de 2022 (Bibliomed). As pessoas que usam maconha regularmente podem enfrentar uma estrada rochosa se precisarem de uma grande cirurgia, relata um novo estudo da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Os usuários frequentes de maconha tendem a sentir mais dor à medida que se recuperam da cirurgia e exigem mais drogas opioides (como a morfina) para lidar com essa dor.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 34.500 pacientes que foram operados na Cleveland Clinic com duração superior a uma hora entre 2010 e 2020 e cuja recuperação exigiu pelo menos um dia de internação. Desses pacientes, quase 1.700 usaram maconha dentro de 30 dias após a cirurgia. Os usuários de maconha relataram 14% mais dor durante as primeiras 24 horas após a cirurgia em comparação com os não usuários, mostraram os resultados. Eles também consumiram 7% mais opioides após a cirurgia para lidar com a dor.

Existem várias teorias sobre as razões do uso de maconha pode tornar as pessoas mais sensíveis à dor. A maconha é conhecida por afetar os receptores cerebrais que respondem a substâncias químicas contidas tanto na maconha quanto nos opioides. uso regular de maconha pode dessensibilizar esses receptores, tornando os analgésicos opioides menos eficazes durante e após a cirurgia.

O fato de que pacientes usuários de maconha totalmente sedados precisam de mais opioides para mantê-los anestesiados é evidência de que esses receptores cerebrais provavelmente estão sendo misturados pela exposição regular à maconha. Também é possível que alguns estejam usando maconha para se automedicar e lidar com ansiedade ou problemas emocionais.

Apesar de tudo isso, os especialistas disseram que não se sabe o suficiente para aconselhar os pacientes a cortar o uso de maconha antes da cirurgia. A redução gradual pode não ter nenhum efeito em seus receptores alterados e, ao mesmo tempo, pode torná-los mais ansiosos e propensos à dor.

Fonte: American Society of Anesthesiologists (ASA) Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários