Notícias de saúde

Uso da maconha durante a adolescência pode alterar o neurodesenvolvimento

27 de setembro de 2021 (Bibliomed). Estudos em animais demonstraram que o cérebro do adolescente é sensível a interrupções na sinalização endocanabinoide, resultando em neurodesenvolvimento alterado e efeitos comportamentais duradouros. No entanto, poucos estudos investigaram as ligações entre o uso de maconha e o desenvolvimento do cérebro de adolescentes em humanos.

Estudo recente teve como objetivo examinar o grau em que o desenvolvimento da espessura cortical cerebral avaliada por ressonância magnética (RM) está associado ao uso de cannabis em uma amostra longitudinal de adolescentes.

Do estudo de coorte baseado na comunidade IMAGEN, foram recuperados dados de um total de 799 participantes que não usavam a cannabis no início do estudo e tinham dados comportamentais e de neuroimagem disponíveis no início do estudo e acompanhamento de 5 anos.

Um total de 1.598 imagens de ressonância magnética desses indivíduos foram incluídas na análise do modelo linear de efeitos mistos, indicando um afinamento acelerado da camada cortical do cérebro relacionado à idade de 14 a 19 anos de idade, em regiões predominantemente pré-frontais, em correlação com o uso de maconha.

Os resultados sugerem que o uso de maconha desde o meio até ao final da adolescência pode estar associado ao desenvolvimento cortical cerebral alterado, particularmente em regiões ricas em receptores de canabinoide 1.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.1258.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários