Notícias de saúde

Análise de múmia italiana ajuda na pesquisa sobre a hepatite

26 de janeiro de 2018 (Bibliomed). Os restos mumificados de um menino italiano morto há 450 anos sugerem que o vírus da hepatite B tem infectado os seres humanos por séculos. A criança morreu no século XVI. E exames anteriores sugeriram que a varíola o matou. O jovem foi enterrado na Basílica de São Domenico Maggiore em Nápoles.

Mas uma nova análise avaliou amostras de DNA dos ossos e da pele do menino. Este segundo exame levou os investigadores a concluir que o culpado pela morte, na verdade, era a hepatite B, uma grave infecção do fígado. Os resultados foram publicados na revista PLOS Pathogens.

Estima-se que 350 milhões de pessoas tenham o vírus no mundo, enquanto que um terço da população mundial está ou esteve infectada em algum momento. Esses números apontam para a importância de estudar vírus antigos, disseram os investigadores. Essa informação acabará por ajudar no controle deles.

A análise genética realizada sugere ainda que essa antiga ocorrência da hepatite mudou pouco nos últimos quatro séculos.

Fonte: McMaster University, news release, Jan.2018

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários