Notícias de saúde

Pacientes tendem a superestimar a dor no pós-operatório de uma cirurgia

20 de novembro de 2017 (Bibliomed). Muitos pacientes superestimam a quantidade de dor que sofrerão após uma cirurgia, resultando em ansiedade desnecessária. Isso é o que indica um estudo apresentado na reunião anual da American Society of Anesthesiologists 2017, em Boston.

A pesquisa incluiu 223 pacientes. Sua idade média era de 61 anos. Foram todos submetidos a cirurgia ortopédica, neurológica ou geral. Destes, 96 receberam alguma forma de anestesia regional (coluna vertebral, epidural ou bloqueio de nervo). Os restantes 127 pacientes receberam apenas anestesia geral.

Antes da cirurgia, os pacientes calcularam o nível de dor pós-operatória que eles esperavam em uma escala de 0-10 (10 sendo o mais doloroso). Após a cirurgia, eles foram questionados sobre o nível de dor na unidade de cuidados pós-anestesia uma hora após a cirurgia e novamente no primeiro dia após a cirurgia.

O índice de dor médio que esperado pelos pacientes imediatamente após a cirurgia era de 4,7, enquanto sua classificação atual de dor relatada foi de 2,6. A média de classificação de dor esperada no primeiro dia após a cirurgia era de 5,5, em comparação com a classificação da dor atual relatada no pós-operatório foi de 4,3.

Os pacientes que apresentaram anestesia regional tiveram uma classificação de dor esperada média imediatamente após a cirurgia de 4,6, enquanto sua classificação atual de dor relatada no pós-operatório foi inferior a 1. A classificação média de dor esperada para esses pacientes no primeiro dia após a cirurgia foi de 5,5, em comparação com uma avaliação da dor real de 3,5.

FONTE: Anesthesiology, news release. October 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários