Notícias de saúde

Por que remédios para emagrecer reduzem a vontade de beber?

13 de novembro de 2025 (Bibliomed). Um dos efeitos colaterais observados por pessoas que usam medicamentos para emagrecer como Ozempic e Zepbound é a redução da vontade de beber.

Segundo os pesquisadores, medicamentos com peptídeo-1 semelhante ao glucagon parecem diminuir a velocidade com que o álcool entra na corrente sanguínea, o que também diminui seus efeitos no cérebro. Essencialmente, as pessoas não sentem os efeitos do álcool tão intensamente se estiverem tomando um medicamento com GLP-1.

Para entender como isso ocorre, pesquisadores do Virginia-based Fralin Biomedical Research Institute, dos Estados Unidos, recrutaram 20 pessoas com obesidade, metade das quais tomava um medicamento com GLP-1. Todas tinham índice de massa corporal igual ou superior a 30. Os participantes receberam uma bebida alcoólica que deveria ser consumida em até 10 minutos. Os pesquisadores mediram o nível de álcool no ar expirado e fizeram perguntas sobre como se sentiam, como "Quão bêbado você se sente agora?" em uma escala de 1 a 10.

Esse processo foi repetido três vezes ao longo de uma hora. No final, as pessoas que tomaram medicamentos com GLP-1 relataram consistentemente se sentir menos intoxicadas.

Dados coletados durante o experimento indicaram que a capacidade dos medicamentos com GLP-1 de retardar o esvaziamento gástrico provavelmente reduz o efeito do álcool. Outros medicamentos projetados para ajudar a reduzir a ingestão de álcool atuam no sistema nervoso, por exemplo, o acamprosato estabiliza a atividade dos neurotransmissores no cérebro, compensando os efeitos do álcool.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-025-17927-w.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários