Notícias de saúde

FDA aprova primeiro tratamento dos EUA para a doença de Chagas

22 de setembro de 2017 (Bibliomed). O benznidazol foi aprovado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para tratar a infecção parasita tropical causadora da doença de Chagas, em crianças de dois a 12 anos. O benznidazol (BNZ) é o fármaco de primeira escolha para o tratamento da doença de Chagas. No Brasil, este fármaco está disponível na forma de comprimidos de liberação imediata de 100 mg (adulto) e 12,5 mg (pediátrico) e é administrado duas ou três vezes ao dia, durante 60 dias.

Nos testes clínicos, de 55% a 60% dos pacientes pediátricos de seis a 12 anos tratados com benznidazol apresentaram teste de anticorpos negativo para Chagas, informou a FDA.

Os efeitos colaterais mais comuns da medicação incluíram dor de estômago, erupção cutânea, perda de peso, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Riscos mais graves podem incluir reações graves da pele, efeitos do sistema nervoso e depressão da medula óssea.

Segundo um comunicado, “o FDA está empenhado em disponibilizar opções terapêuticas seguras e eficazes para o tratamento de doenças tropicais”.

Fonte: FDA News Release. August 29, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários