Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica pode ser benéfica em adolescentes obesos

21 de fevereiro de 2017 (Bibliomed). A cirurgia para a perda de peso em adolescentes severamente obesos ajuda a manter a perda de peso a longo prazo; no entanto, alguns jovens podem precisar de cirurgia adicional para tratar complicações associadas com a sua rápida perda de peso pós-cirurgia, e algumas deficiências nutricionais podem se desenvolver.

Em um novo estudo, 58 jovens americanos entre 13 e 21 anos de idade, elegíveis para o estudo, e que tinham recebido uma cirurgia de bypass gástrico foram acompanhados. Oito anos após a cirurgia, os pacientes tiveram uma média de redução de peso de 30%. Quase dois terços dos adolescentes se mantiveram obesos, embora não graves. Entre os adolescentes que submetidos a cirurgia para perda de peso, o número de indivíduos com diabetes, colesterol alto ou hipertensão caiu significativamente. Junto com estes benefícios para a saúde, no entanto, 78% dos adolescentes desenvolveram baixos níveis de vitamina D, e 16% deficiência em vitamina B12. Uma anemia leve foi diagnosticada em 46% dos jovens.

O estudo concluiu que a cirurgia em Y de Roux de bypass gástrico resultou numa redução do substancial e duradoura do peso corporal, além de benefícios cardiometabólicos para jovens adultos. A manutenção da saúde a longo prazo após o bypass gástrico deve incidir sobre a adesão aos suplementos alimentares e rastreio e manuseio de deficiências de micronutrientes.

Fonte: The Lancet Diabetes and Endocrinology. DOI: 10.1016/S2213-8587(16)30315-1

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários