Notícias de saúde

Obesidade pode diminuir testosterona em adolescentes

07 de março de 2022 (Bibliomed). A obesidade em adolescentes tem todos os tipos de consequências para a saúde, incluindo concentrações de testosterona abaixo do normal. Contudo, a cirurgia bariátrica pode ajudar nesse processo, indica estudo do Ann & Robert H. Lurie Children's Hospital of Chicago, nos Estados Unidos.

A baixa testosterona em adolescentes pode afetar o funcionamento sexual e a fertilidade, além de poder ocasionar a diminuição de massa óssea, ganho de peso, dificuldade para ganhar massa muscular e aumento do risco de sintomas mentais.

No estudo foram analisados 34 adolescentes do sexo masculino gravemente obesos que foram acompanhados por cinco anos após a cirurgia para perda de peso. Antes da cirurgia, apenas 27% dos adolescentes tinham níveis normais de testosterona livre. Dois anos após a cirurgia para perda de peso, 80% tinham níveis normais, mas caíram para 67% após cinco anos, provavelmente devido a algum ganho de peso.

Os adolescentes do estudo também tiveram grandes reduções na inflamação e resistência à insulina após a cirurgia para perda de peso. Isso sugere que a cirurgia pode melhorar a saúde metabólica futura e a fertilidade em adolescentes do sexo masculino gravemente obesos.

Fonte: European Journal of Endocrinology. DOI: 10.1530/EJE-21-0545.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários