Notícias de saúde

Bariátrica pode reduzir risco de câncer a longo prazo

19 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Há muito se sabe que a obesidade está ligada ao aumento do risco de câncer, mas será que a perda de peso após a cirurgia bariátrica pode ajudar a diminuir as chances de uma pessoa ter a doença? Um estudo que envolve 40 anos de acompanhamento confirma agora que, pelo menos para as mulheres, a cirurgia para perda de peso ajuda a reduzir os riscos de câncer a longo prazo.
Os pesquisadores compararam a incidência de morte por câncer, estratificando os tumores relacionados com a obesidade, bem como o gênero dos pacientes, o estágio da doença e o procedimento realizado.

Foram comparados retrospectivamente mais de 22.000 pacientes de cirurgia bariátrica com pacientes obesos que não fizeram cirurgia bariátrica usando o Banco de Dados Populacionais de Utah, o Registro de Câncer de Utah, certidões de nascimento e óbito e informações de carteira de motorista. Os pesquisadores também usaram três registros de cirurgia bariátrica de Utah que incluíam pacientes submetidos a procedimentos de bypass gástrico, banda gástrica, gastrectomia vertical e troca duodenal.

O grupo que fez a cirurgia teve um risco 25% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer. Pacientes de cirurgia do sexo feminino tiveram um risco 41% menor de desenvolver cânceres relacionados à obesidade. Pacientes do sexo masculino submetidos à cirurgia bariátrica não apresentaram menor risco de câncer.

Os cânceres em que foram observadas reduções mais significativas de risco foram de útero, ovário, cólon e mama. Além disso, pacientes bariátricos que porventura desenvolveram algum tipo de câncer tendiam a ser diagnosticados mais rapidamente e em estágios iniciais.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.23812.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários