Notícias de saúde

Asma de início tardio prevê eventos de doença cardiovascular

20 de outubro de 2016 (Bibliomed). A asma de início tardio, mas não a de início precoce, foi associada a um risco aumentado para eventos cardiovasculares e acidente vascular cerebral, de acordo com um estudo de coorte com mais de dez anos de seguimento.

Os participantes do Wisconsin Sleep Cohort com diagnóstico de asma como adultos eram 57% mais propensos a ter um evento cardiovascular durante 14 anos de acompanhamento do que os participantes sem asma, ao passo que não foi observada diferença no risco cardiovascular entre os não-asmáticos e aqueles com asma de início precoce, segundo os pesquisadores da Universidade de Wisconsin.

Esta análise está entre as primeiras a analisar o impacto da asma no risco de doença cardiovascular (DCV) pelo fenótipo de asma. A asma de início tardio tende a ser mais grave e mais refratária a tratamentos médicos que a asma de início precoce, explicaram os autores da pesquisa no Journal of the American Heart Association.

Estas diferenças podem ajudar a explicar os resultados do estudo. A asma de início tardio tem uma miríade de diferentes fatores de risco, incluindo irritantes ambientais, obesidade, hormônios sexuais femininos, infecções respiratórias, eventos estressantes e uso de aspirina.

A análise incluiu 1.269 participantes Wisconsin Sleep Cohort sem DCV no início do estudo, incluindo 111 com as de início tardio e 55 com asma de início precoce.

Fonte: J Am Heart Assoc. 2016; 5: e003448. DOI: 10.1161/JAHA.116.003448

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários