Notícias de saúde

Na dependência da idade, uso mais intenso de antibióticos aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares em mulheres

05 de junho de 2019 (Bibliomed). Para as mulheres em idade adulta média e mais idosas, a duração mais longa do uso de antibióticos está associada a um aumento do risco de doenças/eventos cardiovasculares (DCV), de acordo com um estudo publicado no European Heart Journal.

Investigadores da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em Nova Orleans examinaram as correlações de exposição em fase de vida e antibióticos com eventos subsequentes de DCV entre 36.429 mulheres. As razões de risco foram estimadas para DCV (desfecho composto de doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral) de acordo com a duração do antibiótico na idade adulta jovem, média e tardia (20 a 39 anos, 40 a 59 e 60 anos ou mais, respectivamente).

Os pesquisadores descobriram que 1.056 participantes desenvolveram DCV durante um acompanhamento médio de 7,6 anos. Após o ajuste para covariáveis ​​(como fatores demográficos, dieta e estilo de vida, razões para uso de antibióticos, sobrepeso ou obesidade, estado da doença e uso de outros medicamentos), as mulheres com antibióticos de longo prazo (pelo menos dois meses) no final da idade adulta tiveram um aumento significativamente do risco de DCV (razão de risco, 1,32) em comparação com as mulheres no final da idade adulta que não usaram antibióticos. Após o ajuste para essas covariáveis, a maior duração do uso de antibióticos na idade adulta média também foi associada a um maior risco de DCV. Não houve correlação significativa para o uso de antibióticos na idade adulta jovem com risco de DCV.

Portanto, este estudo sugere que antibióticos devem ser usados ​​somente quando são absolutamente necessários; considerando os efeitos adversos potencialmente cumulativos, quanto menor o tempo de uso de antibióticos, melhor.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehz231.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários