Notícias de saúde

Posição errada durante o sono aumenta o risco de morte súbita em bebês

06 de outubro de 2016 (Bibliomed). Muitos pais ainda colocam seus filhos para dormir de modo a aumentar o risco de síndrome da morte súbita infantil, de acordo com pesquisa publicada na revista Pediatrics.

O estudo incluiu 160 famílias que concordaram em ter um equipamento de vídeo montado no quarto onde seus filhos dormiam. As gravações foram feitas em três noites - quando os bebés foram tinham as idades de um mês, três meses e seis meses.

No geral, 21% dos bebês de um mês foram colocados para dormir em uma superfície que não é considerada segura - incluindo a cama dos pais, um assento de carro, ou balanço de bebê. E 91% dormiam com itens perigosos, tais como almofadas, bichos de pelúcia, almofadas abundantes, e posicionadores de sono. E enquanto 86% dos bebês de um mês foram colocados para dormir de costas, isso mudou com o passar do tempo. Na idade de seis meses, um terço dos bebês foi colocado na posição não supina. Era comum para os bebês – especialmente aquelas com um mês de idade - serem movidos durante a noite, com o aumento da probabilidade de partilha de cama e posição não supina no segundo local.

Segundo os autores do estudo, as mensagens referentes ao sono seguro não estão funcionando bem o suficiente. Os pediatras e os pais deveriam continuar a falar sobre o assunto durante as consultas de rotina por toda a infância - e não apenas no período de recém-nascido.

Fonte: Pediatrics. DOI:10.1542/peds.2016-1533

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários