Notícias de saúde

Poluição do ar pode aumentar o risco de morte para vários tipos de câncer

18 de maio de 2016 (Bibliomed). A exposição a longo prazo às partículas finas de poluição do ar - de carros, caminhões, usinas de energia e outras - está ligada a um risco aumentado de morrer por vários tipos de câncer, sugere um novo estudo.

O estudo, envolvendo mais de 66.000 moradores mais antigos de Hong Kong, encontrou um risco aumentado de morrer por câncer, mesmo para pequenos aumentos na exposição a estas pequenas partículas de poluição do ar, que são medidos em microgramas por metro cúbico (mcg/m3). Por exemplo, o risco global de morrer por câncer aumentou 22% com cada adicional de 10 mcg/m3 de exposição, disseram os pesquisadores.

O risco parecia mais elevado para alguns tipos de câncer do que outros: a poluição do ar adicional foi ligada a um aumento de 42% no risco de morrer de câncer no trato digestivo superior e um risco aumentado 35% de morrer por cânceres do fígado, ducto biliar, vesícula bexiga e de pâncreas, segundo os pesquisadores.

Entre as mulheres, o aumento da exposição foi ligado a um risco 80% maior de morrer por câncer de mama. Entre os homens, os níveis de poluição mais elevados levaram a um risco aumentado de 36% de morrer pelo câncer de pulmão.

Fonte: April 29, 2016, Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários