Notícias de saúde

Poluição do ar pode danificar o olfato

01 de julho de 2021 (Bibliomed). Respirar partículas minúsculas de poluição do ar por um longo período de tempo pode colocar seu olfato em risco, sugere um novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que o risco de perda do olfato - uma condição chamada anosmia - quase dobrou entre as pessoas com exposição prolongada a esse tipo de poluição do ar, conhecido como material particulado.

Essas partículas minúsculas têm menos de 2,5 micrômetros de tamanho, ou cerca de 30 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano. Conhecidos como PM2.5, eles estão ligados a uma variedade de problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer de pulmão e asma. PM2.5 é produzido por carros e caminhões a diesel. Pode ser feito de vários materiais, incluindo poeira, sujeira, fuligem, fumaça, compostos orgânicos e metais.

No caso do COVID-19, um sintoma comum é a anosmia. Algumas pessoas que pegam a infecção perdem o olfato e o recuperam, mas para algumas, ele não volta, mesmo depois de um ano. Todos os pacientes com anosmia neste estudo tiveram a condição por um longo tempo.

Foram analisados quase 2.700 adultos, incluindo mais de 500 com anosmia, condição que pode afetar a qualidade de vida, dificultando o sabor dos alimentos e a detecção de odores nocivos. Pessoas com a doença correm o risco de perda de peso, depressão e ansiedade, disseram os pesquisadores em notas informativas.

Usando o Sistema de Qualidade do Ar da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, os pesquisadores criaram um modelo para estimar a poluição por PM2.5 nos códigos postais dos participantes. Eles descobriram que a exposição a longo prazo ao PM2.5 no ar aumentava o risco de perder o sentido do olfato em cerca de 1,7 vezes.

Não está claro neste estudo se a perda do olfato foi causada pela poluição do ar que danifica os nervos que controlam o sentido do olfato ou por inflamação na membrana nasal. Também não está claro se a perda do olfato é permanente. Por isso, segundo os pesquisadores, este estudo não pode provar que a exposição ao PM2.5 causa anosmia, apenas que parece haver uma conexão.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.11606.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários