Notícias de saúde

Idosos com depressão podem desenvolver demência

17 de maio de 2016 (Bibliomed). Em alguns casos, a piora os sintomas de depressão em idosos pode indicar a ocorrência de demência precoce, sugere um novo estudo.

O estudo foi conduzido no Centro Médico da Universidade Erasmus, em Roterdã. A equipe localizou os sintomas de depressão em mais de 3.300 adultos, com idades entre 55 anos ou mais, na Holanda, com 11 anos de evolução. Os pacientes foram então monitorizados quanto a sinais de demência por mais 10 anos.

Durante esse acompanhamento, 434 dos participantes desenvolveram demência, incluindo 348 casos de doença de Alzheimer. Somente aqueles cujos sintomas de depressão aumentaram  ao longo do tempo estavam sob maior risco de demência, verificou a equipe de pesquisa.

E nem todas as pessoas nesse grupo desenvolveram demência: apenas cerca de 22% o fizeram, segundo o estudo. Ainda assim, esse número foi maior do que para as pessoas que tinham um baixo nível de sintomas de depressão - apenas 10% nesse grupo passou a desenvolver demência, segundo o estudo.

O estudo holandês não pode provar causa e efeito, e certamente não todos os idosos deprimidos evoluem para a demência. Mas especialistas disseram que as descobertas são intrigantes.

Fonte:  April 29, 2016 -  The Lancet Psychiatry.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários