Notícias de saúde

Demência no parceiro causa impactos no casamento

10 de janeiro de 2024 (Bibliomed). A demência pode ser um desafio significativo para casais casados por muitas razões, incluindo a introdução do ônus do cuidado, a perda de intimidade e as pressões financeiras. Nesse contexto, um estudo abordou o impacto do estágio da demência e dos sintomas neuropsiquiátricos no risco de divórcio ou separação entre casais idosos. Utilizando dados do National Alzheimer’s Coordinating Center (NACC), este estudo explorou de forma minuciosa os fatores que influenciam as decisões de casais idosos casados ou que vivem em parceria.

Os dados analisados compreenderam o período de 2007 a 2021, provenientes de 37 Centros de Pesquisa em Doença de Alzheimer dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIA/NIH). Foram selecionados participantes que eram casados ou viviam como casados/parceiros domésticos em sua visita inicial. Através de uma análise de casos-controle, foram identificados 291 casos de divórcio/separação durante o período de acompanhamento e selecionados 5 controles para cada caso, combinados por idade.

Os resultados revelaram informações importantes. A fase mais avançada da demência mostrou-se negativamente associada ao divórcio/separação. Além disso, uma pontuação geral mais elevada no Neuro Psychiatric Inventory (NPI) foi positivamente associada ao divórcio/separação. Sintomas neuropsiquiátricos mais graves, como agitação/agressão, depressão/disforia, desinibição e euforia, foram relacionados a maiores chances de divórcio ou separação.

O estudo, assim, fornece uma compreensão mais profunda sobre como a demência impacta as relações matrimoniais entre idosos nos Estados Unidos.

Surpreendentemente, sugere que casais enfrentam um menor risco de divórcio ou separação em estágios mais avançados da demência. No entanto, a presença de sintomas neuropsiquiátricos graves, como agressividade, depressão, desinibição e euforia, parece aumentar a probabilidade de ruptura conjugal.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0289311.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários