Notícias de saúde

Meditação e música diminuem a ansiedade durante biopsia de mama

15 de março de 2016 (Bibliomed). Ouvir meditação orientada ou música reduz significativamente a ansiedade do paciente e a fadiga durante uma biópsia da mama guiada por imagem, de acordo com um estudo publicado on-line em 04 de fevereiro de 2016 no Journal of the American College of Radiology.

Pesquisadores do Instituto do Câncer de Duke, em Durham, N. C.  avaliaram o impacto das  intervenções de orientação de meditação e de música na ansiedade da paciente, dor e fadiga durante biópsia da mama guiada por imagem, entre 121 mulheres. O grupo controle de tratamento padrão recebeu diálogo de apoio pela equipe de biópsia.

Os pesquisadores descobriram que os de grupos meditação e música relataram significativamente maiores reduções na ansiedade e fadiga após a biópsia do que o grupo controle de tratamento padrão (P <0,05), enquanto o grupo controle de tratamento padrão relatou aumento da fadiga após a biópsia. Em comparação com o grupo de música, o grupo de meditação também mostrou dor significativamente menor durante a biópsia (P = 0,03). Não houve diferenças significativas na qualidade da comunicação radiologista-paciente percebida pelas pacientes dos grupos.

Assim, estas intervenções simples e de baixo custo poderiam melhorar as experiências das mulheres durante a biópsia de mama por agulha, segundo os autores.

Fonte: Journal of the American College of Radiology   http://dx.doi.org/10.1016/j.jacr.2015.12.004

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários