Notícias de saúde

Espera por resultados de exames pode deixar as pessoas doentes, diz estudo

03 de março de 2009 (Bibliomed). A sofrida espera pelo resultado final da biópsia para o diagnóstico do câncer de mama pode causar danos à saúde da mulher. Os resultados de um estudo de Harvard, nos Estados Unidos, indicam que o fato de não saber o diagnóstico pode levar os paciente ao estresse, causando efeitos negativos no sistema imunológico.

De acordo com os pesquisadores, mais de 1,2 milhões de biópsias são realizadas todos os anos nos Estados Unidos, com 80% delas resultando em resultados não-cancerígenos. Mas, apesar dessa grande maioria de resultados negativos, indicando que as pacientes não têm o câncer, só a tensão de esperar o resultado já pode trazer prejuízos à saúde.

Para a pesquisa, os especialistas coletaram amostras do hormônio do estresse de 126 mulheres que tinham acabado de serem submetidas à biópsia. Quatro dias depois, os pesquisadores notaram que os níveis de estresse de mulheres com resultados incertos eram diferentes daqueles das pacientes com resultados benignos, e bem similares ao de mulheres com resultados malignos.

Segundo a pesquisadora Elvira V. Lang, professora de radiologia da Harvard Medical School, os resultados indicam que “já não é tão fácil para os profissionais de saúde ignorar os efeitos da espera prolongada”. E, para reduzir a ansiedade da espera, ela recomenda que as pacientes descubram quem irá comunicar-lhes os resultados e em quanto tempo elas irão recebê-los.

Fonte: Radiology. Março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários