Notícias de saúde

Obesidade em mulheres jovens pode prejudicar o coração a longo prazo

28 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo descobriu que, mesmo que as mulheres jovens com sobrepeso ou obesidade venham a emagrecer, danos ligados à obesidade para o coração podem permanecer por décadas.

Na pesquisa, investigadores da Harvard Medical School rastrearam a evolução de mais de 72.000 mulheres saudáveis ​​americanas seguidoas de 1980 a 2012. As mulheres forneceram informações sobre o seu peso e altura quando tinham 18 anos de idade; o seu índice de massa corporal (IMC - uma estimativa de gordura corporal com base em peso e altura) foi então verificado a cada dois anos, durante o período de estudo.

Ao longo desses 32 anos, houve 445 mortes súbitas cardíacas, quase 1.300 mortes causadas por doenças cardíacas, e cerca de 2.300 ataques cardíacos não fatais, disseram os pesquisadores. Em comparação com as mulheres com um peso saudável durante a vida adulta, o risco de morte súbita cardíaca foi 1,5 vezes maior entre aqueles que estavam acima do peso e 2 vezes maior entre aquelas que eram obesos.

E as mulheres que estavam com sobrepeso ou obesas aos 18 anos ou no início do estudo tinham um risco aumentado de morte súbita cardíaca em todos os 32 anos do estudo, independentemente de terem perdido o peso ou não.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres com sobrepeso e obesidade estavam em risco elevado de morte por doenças cardíacas e ataques cardíacos não fatais para, mas a relação entre peso e esses riscos foi mais fraca do que era para morte súbita cardíaca.

 Assim, a pesquisa mostrou que mesmo as mulheres com excesso de peso anteriormente continuam em risco elevado de morte súbita cardíaca mais tarde na vida.

Fonte: JACC: Clinical Electrophysiology, news release, Nov. 25, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários