Notícias de saúde

Adolescentes usam menos tabaco, mas consomem mais maconha

30 de novembro de 2015 (Bibliomed). Embora novos dados demonstrem que o tabagismo entre os adolescentes americanos caiu em 64% nos últimos anos, as mesmas fontes também mostram que o uso da maconha dobrou. O novo estudo foi publicado em 16 de outubro na revista Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos.

Os investigadores acompanharam as taxas de uso do fumo entre adolescentes de 1997 a 2013. No geral, o número de adolescentes que fumavam cigarros ou charutos caiu de 20,5%, para pouco mais de 7%, enquanto o uso da maconha passou de 4% para 10%.

Observou-se que o uso de maconha aumentou de 51% para 62% entre aqueles adolescentes que fumavam cigarros ou charutos.

As estratégias de prevenção e controle do tabagismo, incluindo o aumento dos preços dos produtos do tabaco, da adoção de leis abrangentes contra o fumo, e a implementação de campanhas de mídia de ensino públicas, teriam influenciado a redução no consumo de cigarros pela juventude. 

Já o aumento no uso de maconha entre os jovens dos Estados Unidos pode ser atribuído à diminuição das percepções de danos, de 1991 a 2013 (de 78,6% para 39,5%).  Mais especificamente, a descriminalização e legalização do uso recreativo da maconha em alguns estados com a divulgação concomitante mínima de mensagens de saúde pública para lidar com potenciais efeitos prejudiciais à saúde do uso de maconha, pode estar contribuindo para esta percepção. Além disso, a legalização do uso da maconha medicinal em 24 estados americanos e no Distrito de Columbia, pode aumentar a percepção de benefícios do uso, inclusive de que não seria prejudicial.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report  October 16, 2015 / 64(40);1136-41

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários