Notícias de saúde

Adolescentes estão usando mais vapinh e maconha do que cigarro e álcool

21 de novembro de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Columbia University Mailman School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que o uso de álcool e tabaco por adolescentes norte-americanos está diminuindo, mas, em contrapartida, o uso de vaping e maconha tem aumentado.

O estudo, ainda em andamento, acompanha o uso de álcool e drogas por adolescentes nos Estados Unidos. A equipe de pesquisadores se concentrou em mais de 530.000 adolescentes que responderam a perguntas da pesquisa entre 1991 e 2019.

Ao longo desses 30 anos, cerca de 27% dos adolescentes disseram ter bebido álcool no último mês, enquanto cerca de 15% e 13% disseram que fumaram cigarros ou usaram maconha, respectivamente. Cerca de 9% disseram ter usado "outras drogas".

Os padrões ao longo do tempo, no entanto, diferiram: a maioria do uso de substâncias atingiu o pico no início e meados dos anos 90, depois caiu, enquanto o uso de maconha aumentou. O uso de vape aumentou de 7% para 17%, e o aumento de vaping de maconha foi ainda maior: de pouco mais de 3% para quase 10%.

Uma coisa foi consistente: ao longo do tempo, os adolescentes envolvidos em esportes e outros passatempos estruturados eram menos propensos a relatar o uso de qualquer substância – especialmente se não estivessem socializando muito fora dessas atividades. Em contraste, aqueles que socializaram muito sem supervisão geralmente tiveram as maiores taxas de uso de substâncias: eles eram cerca de sete a nove vezes mais propensas a relatar o uso de maconha, fumar ou beber, em comparação com adolescentes que dedicavam seu tempo livre a atividades estruturadas.

Os autores ressaltam que esses dados não significam que ter empo livre é ruim ou que os pais precisem cuidar de seus filhos 24 horas por dia. Em vez disso, os pais devem trazer à tona a questão do uso de substâncias e deixar que seus filhos saibam que podem fazer perguntas a eles.

Fonte: Substance Use and Misuse. DOI: 10.1080/10826084.2022.2115849.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários