Notícias de saúde

Uso de álcool, cigarros e maconha provoca problemas de saúde mental em adolescentes

22 de agosto de 2016 (Bibliomed). Adolescentes que estão lutando com problemas de saúde mental são mais propensos a fumar cigarros, ingerir bebidas alcóolicas e usar maconha, sugere um novo estudo brasileiro publicado na revista The American Journal on Addictions.

Os pesquisadores revisaram dados auto-relatados de mais de 4.000 estudantes do ensino médio em São Paulo, Brasil. Os adolescentes estavam entre as idades de 15 e 18. Eles vieram de 128 escolas públicas e privadas. Pouco menos de metade tinham sintomas clinicamente significativos de condições de saúde mental. Outros 8% tinham alguns sintomas, e 44% não apresentavam sintomas.

Durante o mês anterior, 38% dos adolescentes tinham usado álcool, 9% disseram que tinham usado tabaco e 7% tinham usado maconha. Quando perguntados sobre o uso frequente, 2% dos adolescentes disseram que frequentemente usavam álcool, tabaco ou maconha.

Adolescentes com sintomas clinicamente significativos de problemas de saúde mental eram mais propensos a usar álcool, tabaco e maconha do que aqueles sem sintomas, disseram os pesquisadores.

Fonte: Columbia University, news release, Aug. 2, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários