Notícias de saúde

Bullying no início da adolescência está relacionado com depressão antes da idade adulta

16 de junho de 2015 (Bibliomed). Os adolescentes que são maltratados parecem estar sob maior risco de depressão quando chegarem ao inicio da idade adulta, de acordo com uma nova pesquisa.

Para explorar a possível ligação, os pesquisadores utilizaram dados sobre cerca de 4.000 adolescentes no Avon Longitudinal Study of Parents and Children, uma pesquisa baseada na comunidade nascida no Reino Unido. Aos 13 anos, todos preencheram um questionário sobre bullying. Aos 18 anos, os adolescentes foram avaliados para a depressão.

O estudo descobriu que cerca de 700 adolescentes disseram terem sido assediados "muitas vezes" - mais do que uma vez por semana - aos 13 anos. Desses, quase 15 por cento estavam deprimidos aos 18 anos. Mais de 1.440 outros adolescentes relataram algum assédio moral – de uma a três vezes ao longo de um período de seis meses - na idade de 13 anos. Destes, 7 por cento estavam deprimidos aos 18 anos Em comparação, apenas 5,5 por cento dos adolescentes que não sofreram bullying apresentavam aos 18 anos.

Assim, os autores da pesquisa verificaram que os adolescentes que relataram ter sido vítimas de bullying frequentemente eram duas vezes mais propensos a serem clinicamente deprimidos em 18 anos.

Os pesquisadores encontraram uma associação entre o bullying e a depressão, porém não uma relação de causa-e-efeito definitivo.

FONTES: University of Oxford, United Kingdom; Nicklaus Children's Hospital and Baptist Hospital, Miami. BMJ online

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários