Notícias de saúde

Estresse na adolescência pode levar a distúrbios psiquiátricos na idade adulta, diz estudo

08 de novembro de 2010 (Bibliomed). O estresse na adolescência pode ser pior para a saúde mental e ter um impacto mais prolongado do que se acreditava. Um recente estudo da Universidade Concórdia, no Canadá, indica que o estresse diário dos jovens pode estar relacionado com a crescente taxa de depressão e de outros distúrbios de humor em todo o mundo.

“A depressão maior tem se tornado uma das questões de saúde mais prementes tanto nos países desenvolvidos quanto nas nações em desenvolvimento”, destaca o pesquisador Mark Ellenbogen. “O que é especialmente alarmante é que a depressão em pessoas jovens está aumentando em gerações sucessivas. As pessoas estão sofrendo de depressão mais cedo e mais pessoas estão tendo isso”, completou.

Avaliando pessoas com pelo menos um dos pais apresentando transtorno bipolar, os pesquisadores observaram que essas pessoas apresentavam maiores níveis de cortisol - hormônio do estresse - na saliva do que aqueles cujos pais não tinham esses problemas. E os maiores níveis de estresse na adolescência permaneciam no início da idade adulta, deixando esses jovens duas vezes mais propensos a desenvolver algum distúrbio psiquiátrico.

“Estudos anteriores mostram que filhos de famílias de alto risco estão sob maior risco de ter distúrbios psiquiátricos no decorrer da vida”, escreveu o pesquisador, neste ano, na revista cientifica Bipolar Disorders. “Sabemos que esses traços não são herdados geneticamente, mas estão crescendo no ambiente que é estressante, caótico e com falta de estrutura. Nosso objetivo é trazer à tona como este tipo de ambiente influencia a saúde mental dessas crianças na adolescência e na idade adulta”, acrescentou o especialista.

Fonte: Concordia University. Press release. 03 de novembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários