Notícias de saúde

Comer verduras de folhas verdes pode proteger contra a Doença de Alzheimer

22 de maio de 2015 (Bibliomed). Uma única porção de vegetais de folhas verdes ingerida por dia pode ajudar a evitar quadros de demência, sugere nova pesquisa. Os resultados do novo estudo foram apresentados na reunião Experimental Biology 2015, realizada entre 28 março e 1 abril, em Boston, Estados Unidos.

Os benefícios para o cérebro associados com a ingestão de folhas verdes escuras provavelmente resultam de vários nutrientes essenciais, particularmente a vitamina K, segundo pesquisadores do Rush University Medical Center, em Chicago. Os pesquisadores observaram um benefício de proteção de apenas uma porção por dia de vegetais de folhas verdes, que são conhecidos por serem ricos em vitamina K.

Para o estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde, pesquisadores se concentraram em 954 homens e mulheres inscritas no Rush's Memory and Aging Project. Os participantes tinham em média 81 anos de idade (no início da pesquisa) e três quartos deles eram mulheres. Todos os anos, por quase cinco anos (em média) os participantes completaram um questionário de alimentos e bebidas com 144 itens, e foram submetidos a 19 testes de habilidades mentais. No final, a ingestão de nutrientes de cada indivíduo foi calculada com base no tipo e quantidade de alimentos consumidos diariamente.

A equipe determinou que aqueles que ingeriam de modo costumeiro uma ou duas porções de verduras todos os dias demonstraram a capacidade mental de alguém que fosse mais do que uma década mais jovem, em comparação com aqueles que nunca ingeriram folhas verdes. Os resultados se mantiveram mesmo após se levar em conta o sexo, idade, educação, história de tabagismo, exercícios físicos, e qualquer aumento no risco de Doença de Alzheimer (como uma história familiar).

Fonte: Congresso EB 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários