Notícias de saúde

Obesidade abdominal associada a maior risco de fratura de quadril

16 de abril de 2015 (Bibliomed). A obesidade abdominal está associada ao aumento do risco de fratura de quadril, de acordo com um estudo publicado na edição de março de 2015 do Journal of Internal Medicine.

Pesquisadores do Instituto Norueguês de Saúde Pública, em Oslo, examinaram as correlações da circunferência da cintura, circunferência do quadril, relação cintura-quadril e índice de massa corporal com fratura de quadril incidente. Os dados foram coletados de 19.918 mulheres e 23.061 homens, com idades entre 60 a 79 anos, que foram acompanhados por uma média de 8,1 anos.

A partir de registos de saúde electrónicos, os pesquisadores identificaram 1.498 fraturas de quadril em mulheres e 889 em homens. Houve uma diminuição no risco de fratura de quadril com o aumento do índice de massa corporal, estabilizando em homens obesos. Após o ajuste para o índice de massa corporal e outros fatores potenciais, houve uma correlação de maior circunferência da cintura e maior relação cintura-quadril com maior risco de fratura de quadril.

Em comparação com as mulheres no tercil mais baixo da circunferência da cintura, aquelas no tercil mais alto tinham 86 por cento maior risco de fratura de quadril; em homens, o risco aumentado correspondente foi de 100 por cento. Particularmente nos homens, o risco de fratura de quadril foi aumentada consideravelmente com índice de massa corporal inferior combinado com obesidade abdominal.

Fonte: Journal of Internal Medicine. Março 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários