Notícias de saúde

Mulheres vegetarianas correm mais risco de fraturas no quadril

08 de setembro de 2022 (Bibliomed). O risco de fratura de quadril em mulheres em dietas à base de plantas não é claro. O objetivo de recente estudo foi investigar o risco de fratura de quadril em pessoas que comem carne ocasionalmente, que se alimentam de peixes e vegetarianos, em comparação com pessoas que comem carne regularmente no Women's Cohort Study do Reino Unido, e determinar se as associações potenciais entre cada grupo de dieta e o risco de fratura de quadril são modificadas pelo índice massa corporal (IMC).

No estudo, mulheres do Reino Unido, com idades entre 35 e 69 anos, foram classificadas como carnívoras regulares (consumiam 5 ou mais porções por semana), carnívoras ocasionais (menos de 5 porções por semana), que se alimentam de peixes (comiam peixe, mas não carne) ou vegetarianos (não comiam nenhum dos dois, nem carne e nem peixe) com base em um questionário validado de frequência alimentar de 217 itens preenchido em 1995-1998.

Nos resultados, entre 26.318 mulheres, foram observados 822 casos de fratura de quadril. Após ajuste para fatores de confusão, vegetarianas (1,33) mas não carnívoras ocasionais (1,00) ou que se alimentavam de peixe (0,97) tiveram um risco maior de fratura do que os carnívoros regulares. Não houve evidência clara de modificação do efeito pelo IMC em nenhum grupo de dieta.

O estudo concluiu que as mulheres vegetarianas estavam sob maior risco de fratura de quadril em comparação com as carnívoras regulares. Mais pesquisas são necessárias para confirmar isso em homens e populações não europeias, e identificar os fatores responsáveis pela diferença de risco observada.

Fonte: BMC Medicine. DOI: 10.1186/s12916-022-02468-0.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários