Notícias de saúde

Dieta simples rica em fibras pode levar à perda de peso

27 de março de 2015 (Bibliomed). Uma simples dieta rica em fibras pode fornecer benefícios de saúde ao ser mais fácil de ter a aderência do paciente do que uma dieta que pede várias mudanças nos hábitos alimentares, de acordo com pesquisa publicada na revista Annals of Internal Medicine de 17 de fevereiro de 2015.

Os pesquisadores, da University of Massachusetts Medical School e de outras instituições norte-americanas e da China pediram a 240 adultos que estavam em risco de desenvolver diabetes tipo 2 que mudassem suas dietas por um ano. À metade  dos paciente foi apenas solicitado que aumentassem para aumentar a sua ingestão de fibras em pelo menos 30 gramas por dia. A outra metade foi convidada a seguir as orientações de dieta da American Heart Association (AHA), que contêm 13 componentes, incluindo comer mais frutas e vegetais; reduzir o consumo de sal e açúcar; escolher proteínas magras; cortar o consumo de álcool; e equilibrar cuidadosamente a ingestão de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

Doze dos 121 pacientes que estavam na dieta com grande quantidade de fibras desistiram durante o curso do estudo, em comparação com 15 das 119 pacientes que seguiam a dieta da AHA. A média da perda de peso após um ano foi cerca de 2,7 kg para os que seguiam a dieta da AHA e 2,1 kg para os seguidores da dieta rica em fibras, mas todos os participantes apresentaram uma menor pressão arterial e redução nos níveis de glicose no sangue. Oito participantes desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo: sete no grupo de dieta rica em fibras e uma no grupo de dieta AHA.

"Para as pessoas que têm dificuldade de seguir as recomendações dietéticas complexas, uma dieta simples de ser seguida pode ser indicada com apenas uma mensagem - aumentar a sua ingestão de fibras ", segundo os autores do estudo. "No grupo de alto teor de fibras, só se pediu para aumentar a ingestão de fibras".

A dieta da AHA, mais complexa, pode resultar em maior perda de peso; no entanto, uma abordagem simplificada para a redução do peso enfatizando apenas o aumento da ingestão de fibras pode ser uma alternativa razoável para pessoas com dificuldade em aderir à regimes de dieta mais complicados.

Fonte: Ann Intern Med. 2015;162(4):248-257. doi:10.7326/M14-0611.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários