Notícias de saúde

Jejum intermitente pode beneficiar quem trabalhar por turnos

19 de dezembro de 2022 (Bibliomed). A alimentação "com restrição de tempo", conhecida como Jejum Intermitente, é uma maneira popular de perder peso, e um novo estudo sugere que pode oferecer aos trabalhadores por turnos uma maneira de comer de forma mais saudável.

Nessa forma de alimentação, as pessoas se limitam a comer dentro de uma determinada janela de tempo todos os dias. Fora dessa janela, eles juram tudo que não sejam bebidas sem calorias.

A restrição de tempo tornou-se uma estratégia popular de perda de peso, principalmente porque é simples. Em vez de contar calorias, as pessoas só precisam observar o relógio. E pequenos estudos mostraram que janelas de alimentação estreitas – seis horas sendo a mais popular – podem ajudar as pessoas a perder alguns quilos.

No estudo, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, os pesquisadores queriam ver se a alimentação com restrição de tempo poderia ser uma mudança saudável para os trabalhadores em turnos – especificamente, bombeiros em um turno de 24 horas.

O estudo incluiu 37 bombeiros de San Diego que trabalhavam em turnos de 24 horas – o que significa que estavam de plantão 24 horas seguidas, algumas vezes por semana. Eles foram distribuídos aleatoriamente os bombeiros em dois grupos: um permaneceu com seu horário normal de alimentação e o outro se comprometeu com 12 semanas de restrição de tempo – estreitando sua janela diária de alimentação de uma média de 14 horas para 10 horas. Ambos os grupos também foram incentivados a seguir uma dieta mediterrânea, que enfatiza frutas e vegetais, peixes, grãos ricos em fibras e gorduras "boas" como o azeite.

Os resultados mostraram que o plano alimentar não apresentava problemas. Os bombeiros do grupo com restrição de tempo não relataram problemas com fadiga ou outros sintomas que pudessem interferir em sua capacidade de realizar seu trabalho.

No geral, os bombeiros estavam saudáveis ????para começar, e os pesquisadores não viram diferenças claras entre os dois grupos de estudo ao longo de 12 semanas. Mas quando eles se concentraram em subgrupos que tinham fatores de risco para doenças cardíacas e vasculares, eles encontraram alguns efeitos da alimentação com restrição de tempo. Entre os bombeiros com níveis elevados de açúcar no sangue ou pressão arterial diastólica (o número mais baixo em uma leitura de pressão arterial), aqueles com restrição de tempo mostraram uma melhora maior nesses números.

Fonte: Cell Metabolism. DOI: 10.1016/j.cmet.2022.08.018.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários