Notícias de saúde

Proteína Diet Corta Consumo de Caloria

NOVA YORK (Reuters Health) - É bom demais para ser verdade, mas milhares de pessoas que fazem dietas juram que perderam peso comendo bacon e cheeseburger.

Uma nova pesquisa apresentada durante encontro da North American Association for the Study of Obesity (Associação Norte-Americana para o Estudo da Obesidade) mostrou que as dietas de maior sucesso para perda de peso a longo prazo, de fato, cortaram gordura. Outra pesquisa sugeriu que dietas com muita proteína e muita gordura não funcionam porque alteram o metabolismo, como dizem alguns gurus da dieta, mas por cortar calorias.

No primeiro estudo, os pesquisadores examinaram dados do Registro Nacional de Perda de Peso que inclui informação de mais de 2.500 pessoas que mantiveram uma perda de 15 quilos ou mais por pelo menos um ano. Destas 2.500 pessoas, apenas 25 têm uma dieta com muito pouco carboidrato.

"A maioria das pessoas perdeu peso graças a uma dieta com pouca gordura e muito carboidrato", disse Holly Wyatt, professor assistente de medicina da Universidade do Colorado.

Os resultados de outro estudo mostraram que uma dieta com pouco carboidrato resultou em uma perda de peso média de cerca de 10 por cento em 51 pessoas depois de seis meses.

O estudo foi parcialmente financiado pelo Centro para Medicina Complementar Atkins, em Nova York. Seu fundador, Robert Atkins, defende uma dieta de muita proteína e muita gordura, mas com pouco pão, massa, batata e vegetais com amido.

As 12 pessoas que seguiram a dieta durante um ano perderam em média 11 por cento de peso.

"Este estudo de pessoas com peso acima do normal mostrou que uma dieta pobre em carboidrato e rica em proteína e gordura pode levar a uma significativa perda de peso em um ano de tratamento", conforme o autor do trabalho, William S. Yancy, do Center of Health Services Research in Primary Care (Centro de Pesquisa de Serviço de Saúde em Clínica), em Durham, Carolina do Norte.

O terceiro estudo analisou por que uma dieta rica em proteína pode funcionar. "Pessoas obesas que perdem peso com esse tipo de dieta conseguem isso por consumir menos calorias, não por alterar o metabolismo corporal", informou em declaração Bernard V. Miller, chefe do estudo.

No estudo, adultos acima do peso normal e obesos que seguiram uma dieta com poucos carboidratos consumiam cerca de mil calorias a menos do que costumavam fazer antes de começar o tratamento.

"Nosso estudo demonstrou que dietas com pouco carboidrato podem causar uma diminuição na ingestão total de calorias", disse Miller que trabalha com o Centro de Pesquisa em farmacologia Clínica em Cooperstown, em Nova York.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários