Notícias de saúde

Poluição do tráfego ligada a maiores níveis de doença cardiovascular

24 de setembro de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que as pessoas mais velhas expostas a altos níveis de partículas finas de carbono de poluição do ar originárias do tráfego podem ter os níveis de leptina mais elevados. A leptina é um hormônio ligado à obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Embora a pesquisa não estabeleça uma relação de causa e efeito entre os níveis de exposição de carbono negro e de leptina, os autores do estudo disseram que suas descobertas podem ajudar a explicar a associação entre a poluição do ar relacionada com o tráfego e o risco de doença cardíaca.

Na realização do estudo, os pesquisadores mediram os níveis de leptina no sangue de 765 idosos residentes em Boston. Os pesquisadores examinaram a associação entre esse hormônio e a exposição dos participantes ao carbono negro.

Se confirmados, estes resultados reforçam a evidência emergente que sugere que certas fontes de poluição do tráfego possam estar associadas a efeitos cardiometabólicos adversos, segundo os pesquisadores. ("Cardiometabólico" referiu-se a doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes).

Aqueles indivíduos com a maior exposição ao carbono negro tiveram salários e ganhos menores, e maiores taxas de hipertensão e diabetes, os pesquisadores notaram. Essas pessoas também tinham menor probabilidade de serem de cor branca.

Mesmo depois de levar em conta estas diferenças, os níveis de leptina eram 27 por cento mais elevados para os idosos com maior exposição ao carbono negro.

Os resultados foram publicados na edição de setembro de 2014 do Journal of Occupational and Environmental Medicine.

Fonte: Journal of Occupational and Environmental Medicine, news release, Sept. 8, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários