Notícias de saúde

Novo estudo sobre 'Covid longa' se concentra na possível causa biológica da névoa cerebral

16 de outubro de 2025 (Bibliomed). Entre os sintomas da Covid longa estão a confusão mental debilitante e a fadiga crônica, que afetam a vida de várias pessoas e para as quais os pesquisadores estão buscando respostas. Agora, um estudo realizado na Corewell Health e na Michigan State University, nos Estados Unidos, aponta que as respostas, embora um tanto complexas, parecem ser biológicas e neurológicas. Em outras palavras, não está apenas na cabeça dos pacientes.

Os pesquisadores procuraram biomarcadores reveladores e avaliar a cognição em pacientes que foram muito "conservadoramente" definidos como tendo Covid longa - isto é, aqueles que ainda estavam experimentando neblina cerebral seis meses após a infecção inicial pelo vírus SARS-CoV-2, disseram os autores. Eles analisaram um total de 17 pessoas com diagnósticos confirmados de Covid, incluindo 10 que ainda estavam relatando sintomas longos de Covid e um grupo controle de outras sete que se recuperaram sem sintomas duradouros.

Os autores descobriram que aqueles com os sintomas tinham níveis séricos mais baixos de fator de crescimento nervoso (FCN) uma proteína que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de neurônios e na manutenção da plasticidade do cérebro. O FCN está associado a funções cognitivas de alto nível que requerem memória e flexibilidade mental.

Esses mesmos indivíduos também tinham níveis mais altos de interleucina-10, uma poderosa proteína anti-inflamatória secretada pelos glóbulos brancos que desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico. Enquanto isso, o grupo também mostrou declínios na "fluência da letra", um teste de cognição neurológica destinado a medir a rapidez com que os sujeitos podem realizar tarefas mentais de "função executiva" que exigem memória de trabalho e atenção aos detalhes.

Os resultados do estudo sugerem que "é esse problema relacionado à velocidade de processamento que acreditamos estar de alguma forma relacionado à 'névoa' da Covid, mas também de alguma forma diferente, fora do domínio cognitivo" — provavelmente apontando para uma causa biológica.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0315486.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários