Notícias de saúde

Poluição causada pelo tráfego piora os sintomas da asma infantil

21 de novembro de 2008 (Bibliomed). A poluição causada pelo trânsito afeta negativamente a saúde respiratória de crianças com asma. Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública do México confirma que esse grupo vulnerável precisa, constantemente, de tratamento adicional por causa da piora dos sintomas respiratórios.

Estudos anteriores associam esse tipo de poluição, principalmente de partículas de diesel, a um maior efeito sobre a saúde respiratória do que outros poluentes. Porém, segundo os pesquisadores, nenhum estudo, até então, havia relacionado diferentes tipos de poluentes emitidos pelos veículos à saúde respiratória de crianças asmáticas e não-asmáticas.

O novo estudo incluiu 147 crianças asmáticas e 50 que não apresentavam a doença, com idades entre seis e 14 anos, e avaliou registros diários, feitos pelos pais, sobre tosse e sibilância (chieira) das crianças e uso de medicamentos. Além disso, foram medidos os níveis atmosféricos de poluentes, como o ozônio, o dióxido de nitrogênio e partículas de diesel na Cidade do México.

As análises indicaram que, em crianças asmáticas, a tosse, a chieira e o uso de medicamentos estavam diretamente relacionados a um maior nível de poluentes no ar. Por outro lado, em crianças saudáveis, o aumento da tosse só estava associado a maiores níveis de dióxido de nitrogênio. E as crianças que viviam em áreas de tráfego intenso, principalmente com ônibus e caminhões que usavam o diesel como combustível, tinham, com maior freqüência, piora dos sintomas da asma e maior uso de remédios.

Apesar de ser reconhecido que o estresse oxidativo é o principal efeito tóxico dos poluentes para a saúde, podendo causar principalmente problemas respiratórios e cardiovasculares, os autores destacam que há necessidade de se entender melhor os mecanismos pelo qual a poluição agrava os sintomas respiratórios. E, segundo eles, “esses resultados têm implicações significativas para as políticas de saúde publica” em cidades do mundo todo.

Fonte: BioMed Central/Respiratory Research. 17 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários