Notícias de saúde

Conheça a doença por trás do “desafio do balde de gelo”

22 de agosto de 2014 (Bibliomed).  Nos últimos dias, uma série de imagens e vídeos de celebridades jogando um balde com água e gelo na cabeça tomou conta das redes sociais. A ideia surgiu nos EUA como parte de uma campanha social para ajudar a ALS Association (organização americana sem fins lucrativos) a arrecadar fundos para financiar pesquisa e ajudar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Mas afinal, o que é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

A ELA é uma doença capaz de danificar as células e diminuir progressivamente capacidades básicas do ser humano, explica o dr. Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular  da Unifesp.

Segundo o especialista, trata-se de uma doença degenerativa do sistema nervoso, que leva a uma paralisia motora progressiva, uma condição irreversível e limitante. É provocada pela degeneração no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Estes neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.

No Brasil, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) afeta cerca de 12 mil pessoas. Sua causa específica ainda é desconhecida, mas estima-se que, em cerca de 10% dos casos, ela seja causada por um defeito genético. A ELA não tem cura e seus principais sintomas são fraqueza muscular, atrofia muscular, dificuldades para respirar e falar, cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade, entre outros.

A média de sobrevivência após o início dos sintomas é de três a cinco anos. No entanto, há pessoas que vivem mais tempo, como o famoso cientista Stephen Hawking, que recebeu o diagnóstico em 1964, aos 21 anos, e, aos 72, continua vivo e produtivo. “Embora seja uma doença degenerativa irreversível, não há como fazer prognósticos. Em alguns casos, a pessoa vive muitos anos e bem”, lembra o médico.

Fonte: Agora Comunicação, release 21 de agosto de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários