Notícias de saúde

Brasil: Médicos Mineiros Realizam Primeiro Reimplante de Pênis da América Latina

São Paulo, 4 de Janeiro de 2001(eHLA). O reimplante de pênis realizado no Hospital Regional de Betim, em Minas Gerais pode trazer reconhecimento internacional aos cirurgiões plásticos Marcelo Mairinque e Paulo Roberto da Costa. A cirurgia servirá como modelo para pesquisas e será registrado na revista americana "Plastic and Reconstrutive Surgery", que reúne os casos mais importantes da cirurgia plástica mundial. O paciente que foi submetido à longa cirurgia sofreu um acidente com trator e, além de ter o pênis arrancado na sua base, sofreu lesões na coxa, trauma abdominal e ainda perdeu um dos testículos.

Cirurgia

Segundo os médicos, o paciente chegou ao hospital com bastante perda de sangue e estava com o pênis no interior de um saco plástico com gelo. Conforme os cirurgiões, este procedimento não é o melhor. Eles explicaram que o contato direto com o gelo faz com que o órgão sofra queimaduras. O certo seria a vítima comprimir o local afetado e lavar a parte amputada com água e sabão. Em seguida, enrolar o órgão amputado numa toalha molhada e colocado-lo em um saco plástico com água. Este deve ser colocado dentro de um outro com gelo. A cirurgia durou quase 10 horas.

Para os cirurgiões, o curto espaço de tempo, cerca de 1h30min em que o paciente procurou socorro, foi muito importante para o sucesso do procedimento. O paciente tem cerca de 50% de chances de recuperar, dentro de um ano, a sensibilidade e a capacidade de ereção, já que os nervos e as artérias foram religados com sucesso.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários