Notícias de saúde

Não use a Wikipedia para obter informações médicas!

12 de junho de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association confirma o que a maioria das pessoas já sabe: muitos textos - especialmente médicos – publicados na Wikipedia contêm informações falsas.

Desde o seu lançamento em 2001, a Wikipedia tornou-se o site de referência geral mais popular na Internet e uma fonte de informações de saúde. Para avaliar a precisão deste recurso, os autores compararam artigos da Wikipedia sobre as dez condições médicas de maior custo nos Estados Unidos (como câncer de pulmão, doenças cardíacas, depressão e diabetes) com fontes médicas científicas, revisadas por médicos, e baseadas em evidências.

Em um processo cego, dois investigadores designados aleatoriamente revisaram  independentemente cada artigo da Wikipedia sobre as condições avaliadas, e identificaram todas as afirmações (ou seja, implicação ou de declaração de fato) feitas nele. O revisor, então, realizou uma pesquisa bibliográfica para determinar se cada afirmação foi apoiada por evidência. As afirmações encontrados por cada revisor foram comparados e analisadas ​​para determinar se as afirmações feitas pela Wikipedia para essas condições eram apoiados por fontes científicas revisadas.

A conclusão a que chegaram foi muito preocupante: nove em cada dez entradas na Wikipedia sobre estes temas pesquisados continham erros.

Os autores da pesquisa recomendam muito cuidado ao se usar  a Wikipédia para se obter informações  sobre uma condição de doença.

Fonte: J Am Osteopath Assoc May 1, 2014 vol. 114 no. 5 368-373.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários