Notícias de saúde

Dieta rica em frutas e hortaliças diminui o risco de doença coronariana

18 de março de 2014 (Bibliomed). As diretrizes alimentares recomendam aumentar a ingestão de frutas e vegetais e, mais recentemente, também sugeriram melhorar a variedade desses alimentos.

Um estudo prospectivo publicado na revista especializada America Journal of Clinical Nutrition examinou os papéis independentes de quantidade e variedade de frutas, legumes e verduras em relação a doença arterial coronariana (DAC).

Na pesquisa, foram acompanhados prospectivamente 71.141 mulheres e 42.135 homens, que estavam livres de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer no início do estudo. A dieta foi avaliada através de um questionário validado e atualizado a cada 4 anos. Variedade foi definida como o número de frutas e vegetais consumidas pelo menos uma vez por semana.

Durante o acompanhamento, foram documentados 2.582 casos de DAC em mulheres e 3.607 casos em homens. Na análise estatística, aqueles indivíduos no quintil mais alto de consumo de frutas e vegetais apresentavam um risco 17% menor de doença coronariana. Um maior consumo de frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, β-caroteno e vitamina C foi associado a um risco menor de DAC. 

Esses dados sugerem que a quantidade absoluta, ao invés de variedade, na ingestão de frutas e vegetais está associada a um risco significativamente menor de doença coronariana. 

Fonte: Am J Clin Nutr December 2013 vol. 98 no. 6 1514-1523.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários