Notícias de saúde

Alimentação rica em certos minerais ajuda a combater a hipertensão

10 de julho de 2008 (Bibliomed). O aumento da ingestão de minerais como o potássio e possivelmente o magnésio e o cálcio na alimentação pode reduzir o risco de desenvolver pressão alta e reduzir a pressão em pessoas com hipertensão, segundo artigo publicado na edição de julho do "The Journal of Clinical Hypertension". De acordo com os autores, o consumo desses nutrientes também está associado a um menor risco de doença cardíaca coronariana e derrame.

O potássio, encontrado principalmente em hortaliças como a beterraba e a couve-flor, e em frutas como a banana e o pêssego, é apontado como uma das razões para a baixa taxa de doenças cardiovasculares entre os vegetarianos e em populações com dietas "primitivas" (ricas em potássio e pobres em sódio).

Segundo os autores, se os americanos aumentassem o consumo de potássio, o número de adultos com pressão maior que 14/9 poderia reduzir em mais de 10%, aumentando a expectativa de vida. "Se atingíssemos uma taxa correta de potássio/sódio através da dieta, haveria menos hipertensão e doença cardiovascular na população como um todo", disse o pesquisador Mark C. Houston.

Outros estudos mostram que uma dieta rica em magnésio (de 500 a 1000 mg por dia) e cálcio (mais de 800 mg/d) está associada com a redução da pressão e do risco de desenvolver hipertensão. O magnésio é encontrado em vegetais de folhas verdes, sementes, nozes, algumas leguminosas e cereais integrais; enquanto o cálcio está presente em laticínios, hortaliças como o brócolis, a couve e o repolho e em amêndoas.

Com isso, especialistas defendem uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura como medida preventiva contra a hipertensão. A Abordagem Dietética para Parar Hipertensão (DASH, em inglês) é recomendada por diversos órgãos e instituições, incluindo a Organização Mundial da Saúde.

Fonte: The Journal of Clinical Hypertension. Julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários