Notícias de saúde

Impostos e subsídios alimentares podem melhorar os resultados da saúde?

26 de julho de 2022 (Bibliomed). As políticas fiscais são uma abordagem promissora para incentivar melhores escolhas alimentares e reduzir o impacto das doenças crônicas. Para informar as diretrizes sobre o uso de políticas fiscais, incluindo impostos e subsídios, para promover a saúde, a Organização Mundial da Saúde encomendou uma revisão sistemática e metanálise da literatura mundial sobre os resultados de tais políticas para produtos alimentícios.

O estudo teve o objetivo de avaliar os resultados dos impostos e subsídios sobre alimentos implementados para preços, vendas, consumo e dieta e saúde da população.

Nesta revisão sistemática de 54 estudos e metanálise de 15 estudos, os subsídios a frutas e hortaliças foram associados ao aumento das vendas destes produtos, com uma elasticidade de preço de -0,59, enquanto as mudanças no consumo foram estatisticamente insignificantes. Os impostos sobre alimentos foram associados a preços mais altos e vendas reduzidas de produtos direcionados; as evidências sobre outros resultados de impostos e subsídios sobre alimentos foram limitadas.

Os achados deste estudo sugerem que os subsídios de frutas e hortaliças para populações de baixa renda estão associados ao aumento das vendas de produtos subsidiados, enquanto os impostos sobre alimentos podem ter resultados opostos; pesquisas adicionais são necessárias para determinar as implicações de tais políticas para o consumo, dieta e resultados de saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.14371.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários