Notícias de saúde

Ioga pode ser útil na recuperação após um câncer de mama

20 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). Um estudo recente da American Society of Clinical Oncology avaliou o impacto da ioga sobre a inflamação, humor e fadiga. Tratou-se de um estudo randomizado controlado de 3 meses realizado com duas avaliações pós-tratamento de 200 sobreviventes de câncer de mama, sendo que as pacientes foram atribuídas à realização de ioga por 12 semanas, ou para um grupo de controle de lista de espera.

Imediatamente após o tratamento, a fadiga não foi menor mas a vitalidade foi maior no grupo de ioga em comparação com o grupo controle. Aos 3 meses de pós-tratamento, a fadiga era menor no grupo ioga, a vitalidade foi maior e os níveis de marcadores de inflamação foram menores para os participantes da ioga comparado com o grupo de controle. Os grupos não diferiram em depressão em qualquer tempo.

Sabe-se que a  inflamação crônica pode levar a declínios na função física, com consequente fragilidade e incapacidade. Se a ioga atenua ou limita tanto o cansaço e a inflamação, a prática regular desse exercício pode trazer benefícios substanciais à saúde nestas pacientes.

Fonte: American Society of Clinical Oncology; janeiro 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários