Notícias de saúde
13 de novembro de 2017 (Bibliomed). Para pacientes com doença cardíaca coronária com diabetes tipo 2, a combinação de ioga e exercícios aeróbicos estão associados a uma melhora nos fatores de risco de doença cardíaca do que o ioga ou exercício aeróbico isoladamente, de acordo com um estudo apresentado no 8º Congresso da Sociedade Cardíaca dos Emirados em colaboração com o American College of Cardiology Middle East Conference, realizada de 19 a 21 de outubro em Dubai.
Pesquisadores indianos randomizaram pacientes diagnosticados com doença coronariana em um dos três grupos: exercício aeróbio (grupo 1.225 indivíduos), ioga indiano específico para doenças cardíacas e diabetes (grupo 2.240 pacientes), ou ioga indiano específico, mais exercícios aeróbicos (grupo 3.285 indivíduos).
Os pesquisadores descobriram que os resultados foram semelhantes nos grupos 1 e 2 para redução da pressão arterial, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade, redução de peso, redução da circunferência da cintura e melhora da angina (. Em comparação com os grupos individuais, o grupo 3 apresentou duas reduções maiores na pressão arterial, índice de massa corporal e colesterol. Em comparação com os grupos 1 e 2, o grupo 3 também apresentou melhora significativa da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, função diastólica, caminhada de seis minutos ou capacidade de exercício, recuperação da frequência cardíaca e classe de dispneia/angina.
O estudo concluiu que o ioga combinado ao exercício aeróbico reduzem o estresse mental, físico e vascular e podem levar à diminuição da mortalidade e morbidade cardiovascular.
Fonte: 8th Emirates Cardiac Society Congress in Collaboration with ACC Middle East Conference 2017
Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.
Veja também