Notícias de saúde

Idosos podem realizar implantes dentários

26 de agosto de 2013 (Bibliomed). Estimativa do Colégio Brasileiro e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial mostra que, no Brasil, 80% dos idosos têm menos de 20 dentes na boca, e que o problema começa cedo, entre 35 e 45 anos, o brasileiro já perdeu pelo menos 12 dentes.

Segundo o médico e dentista, Dr. Pylyp Nakonechnyj Neto, conferencista no XXII COBRAC - Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, que ocorreu de 20 a 24 de agosto de 2013 no Rio de Janeiro, pessoas que têm menos de 20 dentes na boca apresenta problemas para falar e mastigar corretamente.

Contudo, o pesquisador destaca que o atendimento odontológico tem progredido de forma a chegar às camadas mais carentes da população, mas lamenta o fato de o Sistema Único de Saúde (SUS) não oferecem tratamentos de implantes dentários.

“Considerando que o uso de implantes reduz a utilização de próteses removíveis e fixas apoiadas em dentes sadios, a médio e longo prazo o uso de implantes reduzirá custos com próteses tradicionais, melhorará a capacidade mastigatória das pessoas e, consequentemente, a saúde como um todo. Atualmente, programas como o Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, poderão, a médio e longo prazo, incluir o uso de implantes”, diz o especialista.

Além do avanço da idade, outros fatores, como violência, acidentes e prática de esportes radicais e de impacto têm contribuído para aumentar os números de perda dentária entre os jovens.

Para o Dr. Nakonechnyj, qualquer pessoa, mesmo na terceira idade, pode receber implantes, desde que tenha condições de saúde boas. Eles devem ser implantados em regiões que tiveram dentes removidos, mas que ainda têm estrutura óssea em volume e dimensões suficientes, para posteriormente receberem próteses apoiadas nestes implantes.

O especialista destaca que o maior desafio do processo está em reduzir o tempo de osseointegração, que significa o período que o organismo precisa para integrar o implante ao osso maxilar e poder ser colocado em função mastigatória. “O material dos implantes é o titânio e gradualmente o desenho dos implantes e dos componentes utilizados para a confecção das próteses tem se aperfeiçoado. Juntamente com os progressos da Cirurgia Reparadora, implantes têm sido utilizados para sustentar próteses faciais, substituir olhos, orelhas, narizes e outras partes da face”, completa.

Fonte: DOC Press Comunicação - XXII COBRAC - Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Fumar prejudica implantes dentários. Leia em Boa Saúde

Saiba mais sobre implante dentário em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários