Notícias de saúde

Fumo Prejudica Implante Dentário

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Fumar aumenta o risco de queda de implantes dentários, segundo pesquisadores britânicos. "Um fumante é duas vezes mais suscetível que um não-fumante a perder um desses caros implantes", disse à Reuters Health, Newell W. Johnson, chefe do estudo e professor do King's College, em Londres.

"O importante é dizer que parar de fumar reduz esse risco rapidamente", disse Johnson.

O trabalho, publicado em edição recente do Britsh Dental Journal, menciona uma pesquisa em que um grupo de fumantes abandonou o cigarro uma semana antes do tratamento e outro, oito semanas depois da colocação do implante. Os especialistas constataram um índice significativamente maior de sucesso dos implantes entre os que pararam de fumar antes do procedimento do que entre aqueles que largaram o cigarro depois.

Outro estudo constatou que o fumo era a causa mais significativa de queda de implantes dentários. De acordo com o trabalho, os implantes caíram em 4,8 por cento de não-fumantes e em 11,3 por cento dos fumantes.

"Há evidências crescentes de que o tabaco é ruim tanto para o sucesso inicial como para o sucesso a longo prazo dos implantes dentários. Parar de fumar pode ser benéfico para as taxas de sucesso dos implantes", escreveram os autores.

Johnson explicou que o fumo pode causar infecções na boca ou o amolecimento dos implantes, que precisam ser removidos.

Em entrevista à Reuters Health, Johnson disse que fumar reduz as funções normais das células, impedindo que a boca cicatrize adequadamente após a cirurgia de implante.

O artigo resume outros riscos para saúde bucal associados ao fumo, como câncer, redução da capacidade de cicatrização da boca, além das gengivites ou inflamação das gengivas.

"Ajudar os pacientes a parar de fumar pode ser o serviço mais importante que os dentistas podem oferecer para a saúde geral de seus pacientes", concluíram Johnson e seus colegas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários