Publicidade

Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Teste de Esforço (código AMB: 4.01.01.00-2)

O que é um Teste de Esforço (Ergométrico)

Um teste de esforço registra a atividade elétrica do coração, em um eletrocardiograma, ao mesmo tempo em que se mede a pressão arterial e enquanto o paciente caminha em uma esteira rolante ou pedala em uma bicicleta ergométrica.

Um eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra a atividade elétrica do coração.

Este tipo de exame é usado tanto para o diagnóstico das doenças cardíacas e hipertensão arterial aos esforços, como para avaliar a eficácia de tratamentos para as doenças cardíacas.

O teste de esforço é realizado quando se suspeita da presença de alguns tipos de doenças cardiovasculares. A mais comum das doenças, para qual este teste é usado, são as doenças das artérias coronárias, situação na qual os vasos sanguíneos, que levam o sangue, oxigênio e nutrientes ao coração, se apresentam com estreitamentos e oclusões. As artérias coronárias podem se estreitar ou se ocluir quando são depositadas substâncias como o colesterol ou quando ocorre a formação de coágulos, que se prendem nas paredes das artérias.

Muitas pessoas, com obstruções das artérias coronárias, são assintomáticas durante o repouso; entretanto, quando os indivíduos são submetidos a exercícios físicos, um maior esforço passa a ser exigido do coração, e os sintomas podem surgir. O teste de esforço pode mostrar alterações no eletrocardiograma, que surgem quando o coração é submetido a uma maior carga de trabalho, alterações estas que não estão aparentes com o paciente em repouso.

Indicações

Um Teste de Esforço é realizado para:

Preparo

Em algumas situações, medicamentos de uso continuado poderão necessitar ser suspensos alguns dias antes do Teste. Somente o médico assistente deverá orientar quanto à possível necessidade de suspensão de medicamentos, antes do Teste de Esforço.

O paciente deve informar, ao médico responsável pelo exame, se está usando qualquer medicamento, ou se usou qualquer medicamento capaz de causar queda na pressão ou vasodilatação, nas 24 horas que antecederem o exame. Alguns medicamentos podem afetar os resultados de um eletrocardiograma de repouso, ou do teste de esforço, ou levar a hipotensão (queda na pressão) severa, durante o Teste.

O médico responsável pelo teste deve ser informado acerca de qualquer problema que limite a capacidade de realizar o esforço, tal como doença do quadril, joelhos, pernas, etc.

O paciente deve estar em jejum, pelo menos por 2 a 4 horas antes do procedimento, evitando a ingestão de álcool, cafeína e o uso de tabaco.

Para o teste, normalmente se solicita que o paciente remova jóias e adereços, e que compareça vestindo uma roupa confortável, como um short ou bermuda, além de sapatos confortáveis ou tênis.

Procedimento

O Teste de Esforço é geralmente realizado em uma clínica, hospital ou consultório médico especializado, sob a responsabilidade de um médico (geralmente um cardiologista). A sala onde o teste será realizado deve ser equipada com equipamentos de ventilação e de desfibrilação cardíaca, apropriados para emergências e ressuscitação.

São colocados eletrodos adesivos no tórax, para a obtenção dos registros do eletrocardiograma, e em seguida deve se medir a pressão arterial. Um registro do eletrocardiograma de repouso também deve ser obtido.

O paciente inicia a caminhada lentamente, sobre uma esteira rolante e gradualmente a velocidade e a inclinação são aumentadas. O médico monitora continuamente o eletrocardiograma e a pressão arterial.

No caso de uma bicicleta ergométrica ser usada, o paciente se acomodará no selim, de forma a pedalar confortavelmente. O guidão deve ser usado para manter o equilíbrio, e não para apoiar seu peso. O paciente deverá pedalar bastante rápido para manter certa velocidade. A resistência será aumentada gradualmente, e se tornará cada vez mais difícil pedalar.

O teste ergométrico é interrompido se:



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: