Poluição atmosférica causa narizes escorrendo durante todo o ano

Comentar

Saúde da família

destaque_alergiaSeu nariz escorre durante todo o ano, independentemente do clima que esteja fazendo? Pois saiba que o culpado por isso pode ser a poluição atmosférica. Pesquisadores da Johns Hopkins descobriram uma associação biológica e molecular direta entre a poluição do ar e sintomas nasais crônicos.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, mais de 29 milhões de pessoas nos Estados Unidos, cerca de 12% de todos os adultos, têm um diagnóstico de sinusite crônica causando congestionamento, nariz entupido, corrimento, dor e pressão sinusal.

O estudo envolveu 38 roedores machos, com oito semanas de idade, divididos em dois grupos, que foram expostos a ar filtrados ou ar concentrado com partículas aerossolizadas entre 30% a 60% mais baixas do que as concentrações médias de partículas em grandes cidades. Os ratinhos foram monitorados durante seis horas por dia, cinco dias por semana, ao longo de 16 semanas.

Os pesquisadores usaram água para liberar os narizes e seios dos ratos e examinaram as células inflamatórias e outras no líquido sob um microscópio. Eles encontraram muitos mais glóbulos brancos, que são um sinal de inflamação, incluindo macrófagos, neutrófilos e eosinófilos nos ratos expostos ao ar poluído em comparação com ratos expostos ao ar filtrado. Os ratos expostos ao ar poluído tinham quase quatro vezes mais macrófagos que os ratos expostos ao ar filtrado.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados mostram que a poluição tem impacto significativo em casos de sinusite, impactando na qualidade de vida do paciente.

Fonte: American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>