Bebês que convivem com animais de estimação têm menor propensão a alergias e obesidade

Comment

Saúde do bebe e da criança

destaque_crianca-cachorro3Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá descobriu que estar exposto a animais de estimação no início da vida pode reduzir o risco de desenvolver alergias e obesidade. Pesquisadores descobriram que os bebês de famílias com animais de estimação, especialmente cães, tinham níveis mais elevados de dois tipos de micróbios que são conhecidos por reduzir os riscos de alergias e obesidade. Cerca de 70% dos participantes do estudo eram donos de cães.

O estudo envolveu 746 lactantes registrados no Canadian Healthy Infant Longitudinal Development, nascidos entre 2009 e 2012. A análise de amostra fecal mostrou que bebês expostos a cachorros tinham em seus organismos as bactérias Ruminococcus e Oscillospira, que têm sido associadas a níveis mais baixos de obesidade e alergia em crianças.

Os pesquisadores acreditam que a exposição às bactérias presentes na pele ou patas de um animal de estimação pode criar imunidade precoce. O estudo constatou, também, que a presença de animais de estimação em casa reduziu a transmissão de Estreptococo vaginal durante o parto normal, o que pode provocar pneumonia em recém-nascidos.

O estudo foi publicado na revista Microbiome.

Fonte: Microbiome Journal, 06 de abril de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *